PATRIOTA CONFIRMA QUE BRASIL SÓ APOIARÁ INTERVENÇÃO MILITAR NA LÍBIA SE HOUVER DEFINIÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

O ministro das Relações exteriores do Brasil, Antonio Patriota, confirmou em comunicado que o Brasil só irá apoiar uma possível intervenção militar na Líbia se houver uma definição por parte do Conselho de segurança da entidade supranacional Organização das Nações Unidas (ONU). Uma ação militar na Líbia é apoiada pelos Estados Unidos, a Inglaterra e a França.

Segundo Patriota: “Qualquer iniciativa militar, inclusive a de exclusão aérea, só pode ocorrer dentro do devido respeito ao rigor das Nações Unidas”. Assim como expressa respeito pela soberania da ONU, o que demonstra que age como país soberano, o ministro insiste no fato de que o diálogo ainda é a melhor forma de superar o impasse entre as forças ligadas ao presidente da Líbia, Muammar Khadafi, e os oposicionistas.

Dizendo que “O Brasil é favorável à liberdade de expressão, da defesa da melhoria da dignidade humana e esperamos que o diálogo ocorra dentro de um ambiente pacífico e sem violações”, Patriota demonstrou a inclinação do Brasil em ser a favor das manifestações na Líbia em prol da democracia.

De acordo com notícia da Agência Brasil, Patriota não esqueceu o êxodo de migrantes que vem ocorrendo com as manifestações políticas:

“No entanto, Patriota disse que é necessário dar apoio a “eventuais ondas de migração” para a Europa e reforçar a “proposta de estabelecimento de zonas livres de armas nucleares em regiões com focos de tensão, como o Oriente Médio”. “É importante garantir a assistência humanitária”, afirmou ele, referindo-se aos imigrantes que tentam deixar o país e sofrem com a discriminação na Europa.”

Patriota ainda lembrou que “o Brasil apoiou a suspensão dos líbios no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, na semana passada.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s