DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS NO AMAZONAS

Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidadeao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

No dia 21 de novembro a partir das 08:30 da manhã na esquina da Av. Eduardo Ribeiro com a Av. Sete de Setembro O Fórum Amazonas de OSC/AIDS em parceria com a Coordenação Estadual de DST/AIDS, Coordenação Municipal de DST/AIDS, SINTEAM, Programa Galera Nota Dez, Gerência da Diversidade Sexual, OSCs, Distritos de Saúde de Manaus e vários outros parceiros, estará realizando o lançamento da campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Durante a atividade serão distribuídos a população presente e aos transeuntes, cartilhas, folhetos e folders informativos sobre prevenção ao HIV/AIDS e preservativos (oitenta mil).
A programação continuará nos dias:
23 de novembro
  • 08:30 às 11:00 –  Blitz de prevenção na área e porto da Manaus moderna.
 25 de novembro
  • 16:00 às 19:00 – Blitz nos terminais de ônibus.
 1 de dezembro
  • 07:30 às 09:30 – Blitz de prevenção na esquina da Pedro Teixeira com a Constantino Nery (próximo ao HEMOAM)
  • 16:00 às 19:00 – Atividade da Coordenação Estadual de DST/AIDS na Av. Eduardo Ribeiro
 O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
Por que o laço vermelho como símbolo?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. Seu projeto foi criado em 1991 pelo Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas mortos em decorrência da Aids.
O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/Aids e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas.
O adereço foi escolhido pela sua associação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. O símbolo foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.
O laço se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de prêmios e virou moda. A possibilidade de se tornar apenas um instrumento de marketing preocupou ativistas que temiam que a popularidade levasse a perda de força, do seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a Aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/Aids.
Responsável:
Dartanha Silva – Coordenador Geral Fórum Amazonas de OSC/AIDS /  9113-38774
Anúncios

2 Respostas para “DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS NO AMAZONAS

  1. Roberto Franco Galdos Felipe

    Bom dia favor gostaria saber o logotipo para a campanha deste ano .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s