Rádio e TV Senado fazem especiais sobre Glauber Rocha

Reprodução

O Leão de Sete Cabeças, de Glauber Rocha, fará parte da programação especial do Senado, em homenagem aos 30 anos da morte do cineasta

“O Leão de Sete Cabeças”, de Glauber Rocha, fará parte da programação especial do Senado, em homenagem aos 30 anos da morte do cineasta

Provocador, vanguardista, revolucionário, o baiano Glauber Rocha reiventou a forma de fazer cinema no País, ganhando projeção internacional. O cineasta, morto em 22 de agosto de 1981, terá sua memória celebrada nesta terça-feira (23), em sessão especial no plenário do Senado.

O autor do memorável Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) – apontado por críticos como um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos – tem recebido uma série de homenagens na Casa durante o mês, com direito a programações especiais exibidas pelas TV e Rádio Senado.

– A ideia era de fazer uma homenagem a Glauber Rocha, da forma como se fez para o centenário de Carybé (artista plástico). Que marcasse a importância dele para a nossa cultura. Como senadora da Bahia, procuro usar o mandato para promover os artistas baianos que tiveram destaque nacional – afirma Lídice da Matta, responsável pela iniciativa.

O presidente da Casa, José Sarney (PMDB) – perfilado pelo cineasta no documentário “Maranhão 66” -, resolveu se incorporar à celebração. Acertou-se que, todos os domingos, a TV Senado exibiria um filme de Glauber. E, no dia 24, “O Leão de Sete Cabeças” será apresentado, em cópia restaurada, no auditório do Senado, às 19h. Foi a primeira produção do baiano no exílio.

Um dos mais importantes nomes do Cinema Novo, Glauber é autor de obras como “Barravento” (1962); “Terra em transe (1967) – que recebeu o Prêmio da Crítica Internacional em Cannes – e “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)”. A crítica social, feita sempre com ferocidade e contundência, era das principais marcas do homem que popularizou a frase “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

Terra Magazine

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s