NASCE UM NOVO PAÍS: Paz e guerra rondam independência do Sudão do Sul

Do Terra Magazine

Reuters

Menina em catedral católica na capital do Sudão do Sul, Juba. Região vivia em guerra civil com o norte, de maioria muçulmana

Menina em catedral católica na capital do Sudão do Sul, Juba. Região vivia em guerra civil com o norte, de maioria muçulmana

Num discurso que misturou paz e guerra, o primeiro presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, celebrou a independência do novo país, neste sábado (9). Ele prometeu tranquilidade nas regiões fronteiriças, mas não convenceu o vizinho Omar al-Bashir, presidente do Sudão, que disse neste domingo (10) à BBC que não está descartada a possibilidade de conflitos armados.

A incerteza não é novidade no cotidiano desse país, que nasce depois de um plebiscito, em janeiro, no qual 98% dos sul-sudaneses decidiram pela independência. O norte e o sul vivem uma guerra civil desde 1993. Mais de dois milhões de pessoas foram mortas e cinco milhões se tornaram refugiados. Em 2005, um acordo de paz deu origem ao plebiscito.

A 193ª nação do mundo será também uma das mais pobres, apesar de possuir petróleo. Prisões arbitrárias e falta de liberdade de expressão são só alguns dos problemas humanitários apontados pela Anistia Internacional.

A comunidade internacional, porém, demonstra apoio ao enfrentamento de tão grandes desafios. O Sudão do Sul já pediu ingresso do país nas Nações Unidas. “Juntos, afirmamos nosso compromisso de ajudá-los a alcançar suas muitas responsabilidades”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O presidente americano, Barack Obama, falou com otimismo das “esperanças de tantos milhões de pessoas”. O governo brasileiro já anunciou que vai estabelecer relações diplomáticas com o novo país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s