INSS ANTECIPA A PRIMEIRA PARCELA DO 13 SALÁRIO

O Ministério da Previdência Social divulgo,u em seu sitio eletrônico, a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro slário de aposentados e pensionistas pelo INSS. A antecipação deverá ser feita no mês de agosto. Abaixoleia a notícia de 28/06/2011 emhttp://www.mpas.gov.br/vejaNoticia.php?id=42866:

Previdência Social

BENEFÍCIOS: Previdência deverá pagar em agosto metade do 13º de aposentados e pensionistas

Governo está negociando uma política de antecipação do décimo-terceiro
28/06/2011 – 18:52:00
Da Redação (Brasília) – A Previdência Social deverá antecipar para agosto o pagamento de metade do 13º salário referente a 2011 dos aposentados e pensionistas. A informação foi transmitida à imprensa pelo ministro Garibaldi Alves Filho durante a coletiva que ele concedeu para anunciar o resultado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) referente ao mês de maio.

As centrais sindicais e os sindicatos ligados aos aposentados reivindicaram a definição de uma política de antecipação do pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas. Os ministérios da Previdência e da Fazenda estão negociando os termos dessa política. A proposta em pauta prevê a antecipação de 2011 para agosto e a de 2012 para julho. A partir de 2013, metade do décimo-terceiro seria paga em junho.

“As discussões sobre esse assunto estão seguindo o rumo desejado. Está faltando apenas uma reunião conclusiva. Acredito que não haverá problema para que a antecipação do 13º desse ano seja feita em agosto”, afirmou Garibaldi Alves Filho. O ministro também respondeu a perguntas dos jornalistas sobre outros pontos que estão sendo discutidos pelo grupo de trabalho composto por técnicos do Ministério da Previdência Social, de centrais sindicais e de entidades representativas dos aposentados.

Garibaldi Filho disse à imprensa que o ponto principal que está sendo debatido no momento é a criação de uma alternativa que permita ao governo extinguir o fator previdenciário. Segundo o ministro, há consenso de que o fator deixou de cumprir o objetivo para o qual foi criado, de evitar que os trabalhadores se aposentassem de forma precoce. O problema, explicou o ministro, é que ainda não se chegou a um consenso sobre uma fórmula para substituí-lo.

A necessidade de uma reforma no sistema previdenciário também foi defendida pelo ministro. Ele também antecipou que há consenso entre o governo e representantes das centrais e dos aposentados sobre a necessidade de alterações. Um acordo está sendo negociado. Garibaldi Filho opinou que as alterações nem precisariam ser muito abrangentes. “Às vezes uma reforma pequena pode produzir grandes resultados e uma prometida reforma gigantesca não”, comparou.

Sobre a reforma na previdência do funcionalismo público, o ministro lembrou que já tramita na Câmara dos Deputados um projeto enviado pelo governo passado, o PL 1992/07, que cria a previdência complementar do servidor público. Garibaldi destacou que, pelos termos da proposta, as alterações somente valeriam para os funcionários que ingressassem no serviço público após a legislação entrar em vigor.

Informações para a Imprensa
Roberto Homem
(61) 2021.5113
Ascom/MPS

 

Anúncios

14 respostas em “INSS ANTECIPA A PRIMEIRA PARCELA DO 13 SALÁRIO

  1. Milhares de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras, dependem do saário mínimo para sua sobrevivência, o Governo do Presidente Lula, contribui de forma significativa para volorização do SM no Brasil.

  2. gostaria de saber se quem recebe mais de um salario recebera em agosto
    outra duvida o percentual de correção dos aposentados vao ser iguais a partir de quando. Porque o aumento dos salarios dos politicos nao é igual
    a miseria que eles dao aos aposentados e pensionistas, que eles bajulam quando querem votos (não vou dizer o que eles merecem por que é feio)

    • Caro Gustavo,
      A sua primeira dúvida pode ser resolvida acessando o sitio eletrônico do ministério da previdência; a segunda em post publicado aqui aqui. Já sobre o salários dos políticos não ser igual aos nossos, bem, isso é próprio de uma democracia representativa, fundada na ordem jurídica, onde os súditos alienam suas liberdades aos seus representantes, onde o principio é: eles governam para nós e nós o colocamos no poder através do voto. E o que é feito com trabalhador, talvez o mais importante fosse perguntar o que nós tabalhadores fazemos com esses políticos profissionais.

      Abraços do poli

  3. recebo pensao por morte liguei pra saber se tenho direto de decimo terceiro eles me dizeram q ja recebi mas minha pensao é dividia ao meio com minha madrasta e pra mim nao veio nada…..tenho direito??recebo ate dezembro??

    • Daiane,

      É necessário verificar como é feita a divisão desta pensão. Se a pensão é uma só, evidente que só será pago um 13o. Resta saber como você divide com a sua madrasta. Sugerimos procurar o INSS para maiores informações.

  4. é q a pensao é dividida entre nos duas minha madrasta e eu…
    concerteza foi paga so para ela…entao agora vem pra mim outra parte….mas obrigada pela informaçao

  5. venho pedir esclarecimento de uma duvida teve a consessao da aposentaduria por invalidez consedida judicial tenho filhos menores de 10 anos e o inss nao me paga o abono alegando que eu nao tenho direito por ter entrado na justica .e certo isso

  6. ola tudo bem meu e sara e sou pencionista recebo esta pençao por morte do meu esposo q morreu a seis anos , se eu volta a me casa posso perder a pençao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s