A COMUNICAÇÃO PRODUTIVA DOS BLOGS NO BRASIL

A linguagem é social, pois é prioritariamente produtiva. Ainda que existam veículos de mídia empenhados em manter um biopoder através de uma comunicação conservadora (para alguns liberal), este pretenso domínio da “opinião pública” implica em correlação de forças onde resistências se fazem presente criando novas formas de lidar com o controle da vida social.

A comunicação, portanto, é produtiva, uma vez que passa tanto pela estrutura biológica humana quanto pelas formações econômicas, políticas e sociais do mundo. Desse modo, com efeito, as forças produtivas de resistência dos blogs, cada vez mais, vêem se demonstrando como uma alternativa criativa, construtora e inovadora de produção biopolítica.

Muitas são as formas de tentar frear a monstruosidade dos blogs frente ao estado de coisas constituído da mídia tradicional. Isto porque a velha mídia ainda se acha como um poder soberano capaz de representar a multidão estabelecendo uma relação soberana, servindo como mediadora entre os que comandam e os que são comandados.

O grande mar de milhares de blogs espalhados pelo mundo, mais do que nunca, demonstra o quanto esta representatividade da chamada “opinião pública” vem perdendo seu espaço. Assim como o mercado, tido como regulador da economia no neoliberalismo, perde rapidamente seu foco de atividade valorativa do capital, pois as atividades no pós-fordismo não mais são estáticas, a mídia tradicional, também perde seu status de quarto poder na democracia representativa.

Exemplo disso foi a derrota da mídia nativa para os blogs ano passado nas eleições no Brasil. Segundo notícia no Portal Brasil Atual:

O internauta brasileiro é, no mundo, o que mais se informa através de blogs, segundo pesquisa da comScore, empresa que realiza estudos sobre internet. As informações são do Comunique-se.

A audiência dos blogs nacionais aumentou muito nas eleições do último ano, quando, entre outubro e novembro, 39,3 milhões de usuários acessaram conteúdo de blogs a respeito da corrida presidencial. Imagine quando a banda-larga chegar a mais domicílios.

Sete em cada 10 brasileiros que tem acesso à internet, acessaram blogs em 2010

A pesquisa apurou que 71% dos brasileiros visitaram páginas de blogs durante 2010, enquanto no resto do mundo a média manteve-se em 50%.

O aumento no índice de leitura de blogs em 2010 por região:

Norte, Sudeste e Sul alavancaram 3 pontos percentuais, no Centro-Oeste a demanda cresceu de 70,7% para 74,3% dos internautas, mas foi entre os nordestinos que ocorreu o maior salto, de 72,8% para 77%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s