Fundador do Paz Agora lidera iniciativa por novo partido em Israel

Reprodução da Agência Carta maior

A iniciativa é liderada por Naftali Raz, um fundador do Paz Agora, ex-membro do Partido Trabalhista, oriundo dos partidos de esquerda Mapam e Meretz. Raz é considerado próximo a Amram Mitzna e foi um dos dirigentes nas campanhas de Mitzna para presidente do partido trabalhista e para primeiro ministro. O escritor Amos Oz também é listado dentre os apoiadores. Segundo Raz, o novo partido será de centro-esquerda, motivado pelos princípios da paz, da justiça social, igualdade, educação e honestidade.

 

Ilan Lior – Haaretz

Dezenas de intelectuais, acadêmicos, políticos, ativistas sociais e figuras públicas estão apoiando uma iniciativa para estabelecer um novo partido, social democrata. Um encontro fundador está para acontecer em TelAviv, em duas semanas.

A iniciativa é liderada por Naftali Raz, um fundador do Paz Agora, ex-membro do Partido Trabalhista, oriundo dos partidos de esquerda Mapam e Meretz. Raz é considerado próximo a Amram Mitzna e foi um dos dirigentes nas campanhas de Mitzna para presidente do partido trabalhista e para primeiro ministro. O escritor Amos Oz também é listado dentre os apoiadores.

Raz escreveu recentemente em blog que o novo partido será de centro-esquerda, motivado pelos princípios da paz, da justiça social, igualdade, educação e política limpa. Falando ao Haaretz, Raz confirmou os informes e disse que a ideia se desenvolveu nos últimos meses, em cooperação com outros indivíduos. Raz acrescentou que ele estava tentando persuadir Mitzna a se juntar ou eventualmente a até liderar o novo partido. Raz disse que Mitzna expressou seu apoio à iniciativa mas não prometeu juntar-se. Mitzna disse em resposta que não está envolvido na iniciativa e que não decidiu ainda se irá ao encontro fundador.

“Eu me reúno com todo tipo de grupo e de gente”, disse Mitzna. “Estou estudando a conjuntura e quando chegar a hora decidirei”. “Tenho muitas esperanças de que Mitzna decida a favor, mas esta iniciativa não depende somente dele”, disse Raz. “Com ele não apenas podemos criar um novo partido, como também uma forte e grande oposição que pode atingir o governo. É claro que devemos estar preparados para a possibilidade de que Mitzna desista, então precisaremos escolher um líder diferente, desse mesmo grupo”, Raz disse. Ele admitiu que sem Mitzna o novo partido é menos provável de ter sucesso, mas disse que está certo de que será formado. “Contém muita esperança, de muitas direções. Há muitos grupos envolvidos. A única coisa que digo com certeza é que isso não pode desaparecer”, Raz disse.

O primeiro encontro será fechado para não convidados e a imprensa não terá acesso. O objetivo do encontro será obter acordo a respeito de como se mover para estabelecer um partido. “Estamos numa maratona, não numa corrida”, disse Raz. “Não queremos repetir os erros do passado, nem os nossos, nem os de gente como nós”.

Tradução: Katarina Peixoto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s