FRASES E FRASES COM FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

“Há direitos que são universais e não podemos abdicar deles. O Brasil tem obrigação de dizer ‘isso não’. Tem o limite de constrangimento do outro que é inaceitável”

“A capacidade de coagir tem que existir, mas hoje tem outros mecanismos de participação também importantes. Crescentemente vai ter que se usar o poder de convencimento e o Brasil nesse ponto de vista tem situação bastante privilegiada”.

“Na época em que fui criado só se concebia a revolução como meio de mudar a realidade existente. O país era criticado porque as elites políticas tinham tradição de conciliação. Será que não é essa a solução certa?”.

“Tivemos (Brasil) o bom senso de não avançar na questão nuclear e fazer acordo com Argentina. O soft power pode dar poder tão grande quanto se tivéssemos ido para o outro lado”.

(todas as frases acima são do ex- presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), conhecido também como Farol de Alexandria, em palestra sobre a contextualização do Brasil no cenário internacional feita no Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília. A seriedade e sobriedade de FHC é tão límpida que chega a nos motivar a pensar que a consciência pode existir sem uma contextualização histórica, sem uma materialidade que seja a sua produtora real. Talvez neste ponto FHC seja cartesiano. Pois como conceber direitos universais em uma globalização onde, no campo dos direitos humanos, há uma, manifestadamente, tendência hegemônica que dita quem viola ou não esses direitos universais. Como FHC percebe “mecanismos de participação” através do convencimento em um estado de coisas real que exige a revolução através da transformação da vida social em todos os seus sentidos e significados? Mas na elite ele encontra essa concordância! FHC, e ele sabe muito bem disso, pelo menos sabe perceber que o país mudou e se transformou para melhor. Isso ninguém pode negar.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s