O OLHAR MORALMENTE LOBOTOMIZADO DE LUCIANO HUCK

Favela é como o Oriente Médio. Pra ficar médio ainda falta muita coisa.” (Luciano Huck, na premiação ANU, da Central Única das Favelas)

A pergunta óbvia seria essa: o que uma entidade social representativa da favela  faz se metendo com gente do naipe de Luciano Huck, ou Lu, para os íntimos, como José Serra?

Embotado pela moral, o cérebro de Huck produz imagens teratogênicas, contaminadas pelo germe reativo do capitalismo. Embora a capacidade de síntese do lobo occipital esteja intacta, Huck só consegue ver as imagens-clichês que a sociedade do consumo lhe destinou.

Assim, a frase de Lu demonstra a lobotomia moral de um cérebro sem vontade, e entregue à resignação, à apatia. Este que, aliás, consome a reprodução da miséria social, o colírio alucinógeno da compaixão, do qual o próprio Huck é vítima e algoz: a exploração da miséria pela própria miséria. Não por acaso, Huck é o bom moço da Veja e da Globo. Os manauaras que o digam.

Mas numa coisa, inadvertidamente, Lu, o amigo de Serra, tem razão. A favela é mesmo como o Oriente Médio. Ambos são incapturáveis, e sobrevêm a qualquer lobotomia moral, transbordando sentido, riqueza produzida pela estrutura neurocognitiva não reificada pelo consumo e não embotada pela inamobilidade do capitalismo: o habitante da favela é tão necessário ao mundo quando o oriental. E para além de olhares discriminatórios, assim como a flor irradia sua beleza, independente da vontade de Deus.

Anúncios

7 Respostas para “O OLHAR MORALMENTE LOBOTOMIZADO DE LUCIANO HUCK

  1. Pingback: A VOZ DA COMUNIDADE versus O GAROTO DA VEJA: a batalha dos meninos do Alemão contra a grande mídia |

  2. Muito bom. A lógica do sistema é alimentada pelo próprio sistema. Luciano é instrumento e ator, é reflexo e impulso. E o público?

    • Há quem diga que o público assiste, impassível. Mas preferimos acreditar que esse público, o que não se manifesta, expressa com seu silêncio uma espécie de ironia divina, a mesma que expressa Deus quando não age diante do mal.

      Mas aqueles que se emocionam junto com o apresentador global, estes usam a mesma marca e grau de óculos.

  3. o rpoblema do Hulk é que ele pensa com faustão , Heb e etc figuras que muitam falam ( a propósito falam besteiras o tempo todo ) e geralmente não tem a capacidade de inferir nada e é claro que eles não enentederam o qeu eu quiz dizer pois pouco entedem a complexidade da palavra inferir, sei lá talvez nem entedam a palavra complexidade.

  4. errata:
    o problema do Hulk é que ele pensa como o Faustão , a Heb e etc. Figuras que muito falam ( a propósito falam besteiras o tempo todo ) e geralmente não tem a capacidade de inferir nada e é claro que eles não entederam o que eu quiz dizer, pois pouco entedem a complexidade da palavra inferir, sei lá talvez nem entedam a palavra complexidade.

  5. Acho que esse foi o melhor texto que eu li em 2012. Parabéns !

  6. Mídia Illuminati: odeio e ao mesmo tempo gosto. Mas é muito perigosa, um caminho sem volta. Quando veêm que não tem mais serventia, mandam cinco Iluminados quebrarem seu pacto com as trevas (agora conhecida como Marry The Night – Lady Gaga) e morre como Amy, Michael, Chorão, Whitney, Elvis, etc. Minha mãe fazia parte de uma ceita Illuminati. PERIGO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s