Brasil comemora Dia de Visibilidade das Travestis

Atividades alusivas à igualdade e aos direitos serão realizadas por todo o país

O Dia de Visibilidade das Travestis surgiu de uma campanha, em 2004, criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o movimento brasileiro de travestis. Foi um passo no reconhecimento dos direitos dessas cidadãs. A inclusão social contribui para a redução das situações de vulnerabilidade e aproxima esse público da Saúde. A data será lembrada pelo governo federal por meio de evento promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e Município de São Paulo, na sexta-feira (28/01), no espaço cultural Casa das Rosas, em São Paulo.

Por meio da divulgação do resultado do concurso literário Vidas em Crônica – travestis, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais pretende conscientizar a sociedade sobre o reconhecimento dos direitos dessas cidadãs. A iniciativa permite a elas contar a própria história para a sociedade. O objetivo é dar visibilidade às dificuldades e à superação dessas pessoas, além de conscientizar sobre a importância de enfrentar a transfobia. Nesse sentido, os relatos servirão de subsídio para os gestores pensarem em políticas públicas mais eficazes para elas.

A luta contra violência e pela dignidade está em vias de completar duas décadas. Além do evento na capital paulista, o dia será marcado por manifestações em todo Brasil. Confira o cronograma:

  • BA – Salvador – 28/01 – manifestação em celebração do Dia Nacional de Visibilidade de Travestis e Transexuais. Local: Praça da Sé, ao lado da fonte luminosa, às 15hs.
  • CE – Fortaleza – 29/01 – a Prefeitura de Fortaleza realizará e apoiará atividades alusivas ao Dia Municipal da Visibilidade de Travestis e Transexuais. Coordenadoria de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual: Tel.: (85) 3452-2349 / 3452-2345
  • DF – Brasília – 28/01 – Grupo Elos LGBT-DF & ANAV-Trans realizam o 3º Seminário da Visibilidade de Travestis e Transexuais do Distrito Federal e Entorno, às 19h, no auditório da CUT-DF. Mais informações: http://www.eloslgbt.org.br | www.anavtrans.blogspot.com
  • MG – Belo Horizonte – 29/01 – Núcleo de Direitos Humanos LGBT/UFMG, junto à Anyky do CELLOS/TRANS, vai levar para as áreas visitadas de campo a importância da data da visibilidade Trans na região da Pampulha, Pedro II, Av. Afonso Pena e Santos Dumont, no Centro de Belo Horizonte, onde as trans profissionais do sexo trabalham. Também será montando um blog das Trans BH e realizado um ciclo de debate com Anyky do CELLOS e Grupo Solidariedade/MG.
  • 31/01 – Haverá vídeos, depoimentos e debates sobre o tema Direitos Humanos e Cidadania Trans: Acessando Políticas Públicas. Será às 18h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia. Rua Timbiras, 1532, 6o. Andar, Lourdes, BH, MG
  • G – Contagem – 29/01 – Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Travesti e Transexual, o Movimento Organizado de Combate à Homofobia (MOOCAH) realizará um ato público na Praça do Iria Diniz, das 9h às 19h. O intuito é mostrar para população que Contagem tem travestis e transexuais e que são necessárias a inclusão e a ampliação dos direitos dessas pessoas para que exerçam com dignidade sua cidadania. Durante o ato, militantes do Movimento LGBT irão realizar pesquisas e abordagens com entrega de preservativos visando a informação e prevenção das DST e aids.
  • MG – Uberlândia – 28/01 – A comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Uberlândia e região vai promover diversas atividades com distribuição de folhetos informativos e preservativos para a população geral. Os participantes e coordenadores vão realizar manifestação no Terminal Central, das 13h às 19h. A Triângulo Trans coordena as atividades.
  • MS – Campo Grande – 29/01 – Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS) e Comitê Estadual de Sub-registro realizam, das 13h às 18h, o Transcidadania. Serão oferecidos serviços de documentação básica (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e orientação jurídica aos LGBT, feita por Defensores Públicos. Local: Casa de Assistência Social e da Cidadania. Rua: Marechal Rondon,713 – Centro. Informações: (67) 3324-0763 (Leonardo ou Tete).
  • PA – Belém – 29/01 – O CRP10  realizará a palestra, seguida de debate, “Transgeneridade: Contribuições da Psicologia”, com a psicóloga Daniela Murta Amaral, mestre em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ, doutoranda e pesquisadora da transexual idade. O evento será às 9h no Conselho Regional de Psicologia (10ªRegião), Av. Generalíssimo Deodoro, 511, Belém/PA.
  • PR – Curitiba – 29/01 –: Transgrupo Marcela Prado fará ações de visibilidade, prevenção e manifesto contra violência às pessoas trans, com uma tenda expositora no centro da cidade. Haverá com cartazes, momentos de manifestação com textos, palavras de ordem em pedido de segurança para todas (os), e dramatização cenográfica.
  • PR – Foz do Iguaçu – 24 a 28/01 – O Núcleo de Referência LGBT realizará a II Semana da Visibilidade Trans. Serão visitadas as unidades básicas de saúde para divulgação da campanha do Ministério da Saúde  “Olhe, olhe de novo e veja além do preconceito”. O objetivo é sensibilizar os trabalhadores da área da saúde sobre a importância de um atendimento humanizado para travestis e transexuais, quando elas procurarem atendimento médico, inclusive chamando-as pelo seu nome social ao invés do seu nome civil. O Núcleo de referência LGBT também realizará uma atividade na praça do metrô, no dia 28/01, das 14h às 17h, com propostas de sensibilizar a população da importância de se respeitar a identidade de gênero. Mais informações: (45) 3521-1847 / 9143-0047 / 9915-9397 (Samyra). samyratrans@hotmail.com
  • PI – Teresina – 27/01 – ATRAPI irá comemorar o Dia Nacional do Orgulho de Travestis e Transexual das 8h às 16h, na Praça da Liberdade (conhecida como Praça de São Benedito). Tema: Sou Travestis, Sou Cidadã. Contato: Monique Alves – (86) 8806-6434.
  • RN – Natal – 28 e 29/01 – Associação das Travestis Reencontrando a Vida (ATREVIDA/RN), vai realizar, dia 28/01, solenidade em prol do Dia Municipal de Visibilidade Trans, na Câmara dos Vereadores de Natal. No dia 29/01, na Praia do Meio, haverá apresentações a partir das 14h.
  • RS – Porto Alegre – 29/01 – A Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul (Igualdade RS), com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Direitos Humanos e Segurança Urbana – SMDH, de Porto Alegre, fará intervenção junto ao público, com montagem de tenda no Parque da Redenção, exposição de banners e distribuição de materiais da campanha “Sou Travesti, tenho direito de ser quem eu sou” e do folder “Tenho Direito”, bem como de esclarecimentos à população sobre o combate à transfobia, homofobia e prevenção de DST/aids.
  • RJ – Cabo Frio – 27/01 – Grupo Iguais de Conscientização contra o Preconceito e Inclusão Social fará sessão do Cine Pipoca com Diversidade, às 20h, com o tema “Travesti, Entenda!”, seguido de debate. Local: Casa dos 500 anos de Cultura de Cabo Frio
  • RJ – Cabo Frio – 27/01 – Para comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Grupo Cabo Free exibirá, na Praia do Forte, às 19h30, uma reportagem especial sobre crianças trans produzida pelo Programa “Meu eu Secreto” da Rede ABC americana, apresentado por Barbara Walters. A matéria revela em entrevistas com crianças transgêneros e seus pais, a difícil realidade de quem vive aprisionada em um corpo que não condiz com a sua verdadeira sexualidade. Três famílias abrem corações, casas e vidas para ajudar as pessoas a entenderem o universo Trans. Após a exibição da reportagem haverá uma roda de conversa sobre o tema com a participação de militantes, médicos e jornalistas. Local: Gayosque Bambu, Praia do Forte – Cabo Frio/RJ.
  • RJ – Rio de Janeiro – 28/01 – O Programa Rio sem Homofobia lançará materiais informativos sobre os direitos civis de travestis e transexuais, que circularão pela web, bares e locais de convivência deste público e também por delegacias, postos de saúde, escolas e outros órgãos.
  • RO – Porto Velho – 29/01 – O Grupo Beija-Flor de Vilhena vai lançar a Campanha Nacional “Olhe, olhe de novo e veja além do preconceito” com apresentação cultural, colocação de banners em 16 unidades de saúde sobre os direitos da população trans.
  • RR – Boa Vista – 28/01 – Grupo Diversidade fará o 1º Colóquio de Atendimento, Defesa e Responsabilização nos Crimes de Violação Homofóbicas. O evento que será realizado no auditório do SESC Roraima, a partir das 8h, tem programação durante todo dia. O objetivo é reunir autoridades locais, travestis e transexuais, além de toda comunidade LGBTT para um grande debate e discussão sobre políticas sociais, para fazer com que o crime contra as Trans deixe de ser invisível.
  • RR – Boa Vista – 29/01 –Travestis e Transexuais irão para o semáforo em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima ou da Igreja Catedral, no centro da cidade de Boa Vista, às 16h30, para entregar panfletos informativos sobre Travestis e Transexuais e as respectivas profissões do setor, bem como a divulgação da norma que garante o uso do nome social em unidades de saúde. O tema da ação é “Travesti e Transexual Tem Profissão como Você”.
  • SC – Florianópolis – 28/01 – ADEH Nostro Mundo lançará a campanha “Olhe, Olhe novamente e veja além do preconceito”. Trata-se do lançamento de material audiovisual e cartazes produzidos a partir do Projeto TRANSpondo Barreiras, utilizando o tema desenvolvido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, para dar visibilidade ao segmento de Travestis. O evento será às 10h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Av. Henrique Fontes, nº 6100. Trindade, Florianópolis/SC.
  • SP – Piracicaba – 28/01 – E-jovem fará o lançamento web do vídeo “Porque o LGBT merece respeito”, que enfoca o respeito às travestis, e a campanha “Sou Travesti, tenho Direito de Ser Quem Sou + Respeito + Cidadania”, que produziu materiais (cartazes e folders) que serão distribuídos em todo o estado. A grande festa da campanha será dia também no dia 28/01, na boate Nove, com a presença da presidenta do E – jovem, Lohren Beauty, a partir das 23h59.
  • SP – Campinas – 29/01 – Será distribuído material na Praça Rui Barbosa e na Rua 13 de Maio. Também haverá apresentação, às 14h, do espetáculo de dança Stonewall, que conta com bailarinas travestis e relata a história de um romance trans.
  • SE – Aracaju – 29/01 – A ASTRA vai divulgar a Lei 183/2010 que garante o direito de identificação do nome social para Travestis e Transexuais em todos os órgãos da administração do município de Aracaju. A campanha terá cartazes, folder e banners. O material contém ainda recomendações para área da Saúde e Educação de como tratar travestis e transexuais respeitando os direitos dessas pessoas. A campanha será lançada no auditório do Teatro Lourival Batista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s