“ANJO TOLO” – enunciação poética para além do óbvio

De que adianta palavras que não possam fazer sangrar, abrindo rachaduras e fissuras, àquele que as enuncia, como nos outros que por elas são afetados? Esta movimentação poética, “Anjo Tolo”, em sua posição real, surge a partir da compreensão de um pai sobre a morte de seu filho. Mas, para além de qualquer pessoalismo, o anjo tolo, ganha a impessoalidade no voo da eternidade que advém da práxis política necessária a construção do amor como metamorfose da existência.  Portanto, palavras-afectos soltas, livres… Nada que feche as fissuras e rachaduras num Eu que a todo momento não cessa de inventar a si mesmo.

ANJO TOLO

Danoso pecado, pequeno veneno.
Coelho afável de bote sutil,
Fostes um tempo além da verdade,
Fostes um tempo além de ser,
Foi um tempo para pouco tempo.
Não descestes e nem cortastes a manteiga gorda,
Pois não eras ainda manteiga,
Eras o sonho que não fecundou em mim, muito menos em ti.
Talvez possível fosse o que não foi além do que tu querias.
Fostes engano, fostes sonho ou pesadelo.
Foi o que foi, não o que fostes, além de um anjo tolo.
Perdestes encantos nos encontros,
E encontrastes um dedo, dedo seu que procurastes além da tua existência.
Além da tua presença.
És fiel ao que te deram,
És ateu no que ninguém inventou,
És o que doía em ti,
És o que não dói mais.
És o que dói tanto quanto não sentias dor,
Sou o que fostes, no meu canto sem sonhos,
Invento vento quando não há tempestades,
Sou calmaria quando sem armas estou.
Não invejo sombras de asas que não fazem ninhos,
Não perpetuo sem sobras e com abandono onde ainda me querem.
Não queria que tu ocupastes agora um tempo perdido de sonhar,
Pois não sonho, vivo.
Quem dorme e somente sonha, somente sonha.
Muito além do além, estou aqui, onde tu estás,
Sou seu elo do amor, enquanto todo o dia acordar,
Sou seu teu do jeito que não sonhei para ti,
Sou eu, do jeito que invento para mim.

(Nelson Rocha)

Deixe um comentário

