Primeira edição de 2011 do SISU tem adesão crescente de de instituições estaduais

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2011 teve a adesão de cinco instituições estaduais de ensino superior públicas situadas em quatro estados. Em 2010, quando o sistema operou pela primeira vez, apenas a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), do Rio de Janeiro, participou do processo, com sete cursos e 238 vagas.

As cinco instituições estaduais oferecem no Sisu deste ano, 4.050 vagas em 135 cursos distribuídos em 39 municípios. As inscrições começam no domingo, 16. A maioria das vagas está no interior. Na Bahia, por exemplo, há vagas em cidades como Teixeira de Freitas, distante 900 quilômetros da capital, e Eunápolis, a 671 quilômetros de Salvador.

No Rio Grande do Sul, o atendimento também predomina em pequenos municípios. Entre os atendidos estão Ibirubá, com 19,3 mil habitantes, a 296 quilômetros da capital. Nessa cidade, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul oferece o curso de gestão ambiental, noturno, com 40 vagas. Já em Três Passos, município com 23,9 mil habitantes e distante 470 quilômetros de Porto Alegre, a mesma instituição abriu o curso de agroindústria, tecnológico, com 40 vagas.

Instituições estaduais

Estão no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 46 cursos, 532 vagas em campi de 13 cidades; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uers), com 11 cursos, 422 vagas em nove municípios; Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) do Rio de Janeiro, com dez cursos e 220 vagas no campus Rio de Janeiro – Campo Grande; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com 15 cursos e 526 vagas em Campos dos Goytacazes, e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com 53 cursos, 2.350 vagas em 15 municípios.

No país

O Sistema de Seleção Unificada deste semestre teve a adesão de 83 instituições públicas de ensino superior, que oferecem 83.125 vagas. São 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cinco universidades estaduais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. As inscrições para os cursos estarão abertas de 16 a 18 deste mês, pela internet.

Ionice Lorenzoni

Confira instituições, cursos, vagas nas 27 unidades da Federação e prazo de inscrição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s