DILMA PRESIDENTE: O MACHISMO MACHUCADO

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, disse que “É uma data fatídica para o machismo. Há que acostumar-se que países tão importantes como Brasil e Argentina tenham mulheres como presidentes”, a respeito da eleição e posse da nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Neste sentido, Mujica, abre um entendimento sobre o que vem ocorrendo no Brasil. Se os Chefes de Estado que passaram pelo Brasil, antes de Lula, acompanhavam uma constante que podia muito bem ser avaliada dentro dos parâmetros que condicionam uma constante de conteúdo e expressão dominado pela maioria (extensivo, quantitativo, numeral), a partir de Lula, e agora com Dilma, esta avaliação foi rachada, de onde se abriu uma fissura para novos modos de expressão e novos conteúdos advindos das minorias (intensidade, devir).

Antes o que vigorava como “metro padrão” para ser presidente da República no Brasil era a constante: Homem-Branco-Masculino-com Ensino Superior-pertecente a Classe alta-aceito pelo Poderes Instituídos-Heterossexual-Distinto do povo. Ou seja: o que determinava a forma de avaliação, segundo a constante dada, era um estado de poder que predominava como domínio sobre outros, historicamente definidos como maioria, historicamente definidos como superiores na relação de comando constituída pelo capital.

Contudo, com Lula boa parte deste “metro padrão” foi dissipada. As razões sabemos: trabalhador, do povo… E com Dilma, o machismo foi machucado e com ele, também, boa parte da constante…

Dilma vem enunciar as minorias… Machucando o machismo, entre outras maiorias…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s