ABERTURA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL COMUNICAÇÕES ELETRÔNICAS E CONVERGÊNCIA DE MÍDIA

Na abertura do Seminário Internacional Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídia, o secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, disse que “O governo federal tem consciência de que é preciso dar proteção especial à radiodifusão”.

Trata-se de impedir que as empresas de Telecomunicação se apossem de todo o setor que envolve o fenômeno de convergência de mídia entre a telefonia e radiodifusão. Há um crescimento em contínua expansão das teles, tanto que no ano passado o faturamento das teles foi quase 14 vezes acima do das empresas de radiodifusão.

O problema é haver um monopólio destes tipos de mídia o que colocaria em risco uma mídia democrática. A própria presidente eleita Dilma Rousseff, reiterou em seus discursos e entrevistas recentes que o objetivo do governo não é o da censura de conteúdos da imprensa, o que ela é completamente contra, mas o de um controle legal sobre possíveis meios de manipulação do setor por parte de grandes empresas.

A questão é discutir, segundo Franklin Martins, com setores da sociedade civil,  as empresas do setor junto ao governo para que seja definido Ada melhor forma possível o modelo de convergência:  “Se não houver pactuação, quem vai regular será o mercado. No mercado, quem vai ganhar é o mais forte”, disse Martins e logo em seguida completando: “é evidente que se não houver regulação [a radiodifusão] será atropelada pelas teles”.

Franklin Martins garantiu que “Não há nenhum problema com a liberdade de imprensa” a respeito das propostas apresentadas e que devem ser discutidas e convocou as empresas de radiodifusão estejam dispostas a discutir o assunto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s