MEC VAI TENTAR CONVENCER JUÍZA DE QUE NÃO É NECESSÁRIO ANULAÇÃO DO Enem

O exame Nacional do Ensino Médio ainda não está anulado como divulgou certas redes de TV. Devido ao problema enfrentado nos cabeçalhos das provas do lote amarela certa quantidade de estudantes podem ter sido prejudicados. Em razão deste problema, ao qual o ministério da Educação (MEC) já se disponibilizou em resolver, a Justiça Federal no Ceará recomendou a anulação da prova, pois considerou que os estudantes que podem refazer a prova não terão o princípio da isonomia de um concurso respeitado.

Para o MEC não é necessário anular o exame. Fernando Haddad, ministro da Educação, explicou que esta possibilidade é descartada pelo MEC e que o número de estudantes atingidos pela falha é de 2 mil, embora os números até agora tenham sido inferior a esta estimativa. Para o lote com 21 mil provas onde foram encontradas as falhas, havia 370 mil cadernos sobressalentes que poderiam ser trocados pelos fiscais no momento em que o candidato percebeu o erro.

Sobre o pedido da Justiça Federal do Ceará, Haddad disse: “Vamos apresentar os dados técnicos para convencê-la a rever a sua decisão. Este é o procedimento que vamos adotar, cabendo recurso em caso de negativa”.

De acordo com as informações levantadas pelo MEC o que se pode perceber é que o erro não foi generalizado. Existem casos específicos pelo país e um relato concentrado em Sergipe de estudantes que não puderam trocar as provas com as falhas. No diz respeito a aplicação de uma nova prova, o ministro garante que não haveria modificação para a divulgação dos resultados (prevista para a primeira quinzena de janeiro) e sobre os custos desta novas provas, estes seriam responsabilidade da própria gráfica que imprimiu os primeiros cadernos, a qual já admitiu o erro cometido.

“Estamos apurando caso a caso, nosso objetivo é identificar todas as situações, queremos contemplar todos os estudantes e temos a vantagem de reaplicar essa prova sem nenhuma dificuldade do ponto de vista técnico”, afirmou o ministro.

Com informações da Agência Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s