UTILIDADE PÚBLICA – Serviços à disposição do eleitor

Do Portal Brasil

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há diversos serviços disponíveis para o cidadão, que pode imprimir certidões de quitação eleitoral, formulário online para justificativa eleitoral e restituição de multa, além de consultar a situação de seu título de eleitor. Uma das informações mais utilizadas é a consulta a locais de votação em todo o Brasil e também no exterior. O endereço é www.tse.gov.br

Disque-eleitor

Disque-eleitor

O cidadão que tiver dúvidas sobre assuntos relacionados às eleições e não conseguir esclarecê-las pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode recorrer ao telefone ou e-mail. O atendimento ocorre por meio da Central do Eleitor do TSE ou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado. O objetivo é viabilizar informações, consultas, sugestões e reclamações. Para saber mais informações sobre o disque-eleitor, clique aqui.

Simulação online de voto

Simulador de votos

Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas ou quiser praticar a sequencia de votação pode recorrer à simulação online desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto do candidato, o número, o nome e a sigla do partido. Para os cargos de governadores e presidentes, também aparecerão o nome e a foto do candidato a vice. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA. A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro. Após o registro do voto, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM. Veja aqui o voto simulado.

Justificativa de ausência

Justificativa eleitoral

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência. A justificativa pode ser apresentada no dia da eleição ou até 60 dias depois. A ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente.

No dia da votação, o eleitor pode ir até o local de votação mais próximo, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto e entregar o formulário devidamente preenchido. Clique aqui para saber mais informações e baixar o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Anote os números de seus candidatos

Cola de votação

No segundo turno do pleito de 2010, os eleitores escolhem o presidente e governadores nos estados que tiverem segundo turno. Para não errar na hora do voto, esquecer os números desejados ou atrasar a fila, o eleitor pode levar uma anotação ou imprimir uma ilustração fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preenchê-la com antecedência e levá-la para a cabina de votação. Clique aqui para imprimir o modelo disponibilizado pelo TSE.

Fonte:
TSE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s