UTILIDADE PÚBLICA — PREVIDÊNCIA/APOSENTADORIA

O que é aposentadoRIA

do Portal Brasil

A contribuição que você fez durante todos os seus anos de trabalho é transferida pela Previdência Social e utilizada para substituir sua renda quando você perde a capacidade de trabalho, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário ou mesmo a maternidade e a reclusão.

Existem diferentes tipos de aposentadoria. Eles hoje estão divididos da seguinte forma:

Especial: caso você tenha trabalhado em condições prejudiciais à sua saúde ou à sua integridade física, como a exposição a agentes nocivos químicos ou biológicos, tem direito a esse modelo de aposentadoria. Para isso, você deve comprovar que esteve sujeito a essas condições, de modo habitual e permanente, durante o período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos). Clique aqui para mais informações.

Por idade: a aposentadoria por idade é direito dos trabalhadores urbanos do sexo masculino, a partir de 65 anos, e do sexo feminino, a partir de 60 anos. Para trabalhadores rurais do sexo masculino, a idade mínima é 60 anos e, para os trabalhadores do sexo feminino, 55 anos. Clique aqui para ver mais informações.

Invalidez: você tem direito a essa aposentadoria se for considerados incapaz de exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhe garanta sustento. O motivo para a incapacidade pode ser doença ou acidente, e quem a define é a perícia médica da Previdência Social. O benefício deixa de ser concedido quando o trabalhador recupera a capacidade e volta a trabalhar. Clique aqui para mais informações.

Tempo de contribuição: pode ser concedido ao trabalhador de forma integral ou proporcional. O tempo de contribuição é o período em que a pessoa trabalhou com carteira assinada, tempo de atividade do empregado doméstico e período de atividade exercida como contribuinte individual que recolheu as contribuições mínimas à Previdência Social, entre outros exemplos.  Clique aqui para mais informações.

Relacionados

Fonte:

Ministério da Previdência Social

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s