UTILIDADE PÚBLICA: Acervos e arquivos históricos no Brasil

Do Portal Brasil

A história do Brasil está representada em acervos e arquivos históricos de diversas instituições do país. Acesse o site de cada instituição citada a seguir para mais informações sobre o acervo e os horários de visita.

Arquivo Nacional

Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF)

A sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, tem um acervo formado por documentos textuais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de coleções privadas do período colonial até hoje. Lá estão preservadas correspondências do império ultramarino português, arquivos que vieram ao Brasil em 1808, com D. João VI, originais da Constituição de 1824 e da Lei Áurea e registros da entrada de imigrantes no país, entre outros documentos.

Mapas e plantas, projetos, fotografias, obras e documentos dos séculos XVIII ao XX, por exemplo, compõem o acervo audiovisual e cartográfico do Arquivo Nacional no Rio.

O Arquivo Nacional também possui uma coordenação regional no Distrito Federal com uma base de dados formada pelos acervos de três órgãos extintos: o Serviço Nacional de Informações (SNI), o Conselho de Segurança Nacional (CSN) e a Comissão Geral de Investigações (CGI).

Fundação Biblioteca Nacional

Rio de Janeiro (RJ)

A Biblioteca Nacional possui acervos com monografias e teses desde o século XVIII, dicionários técnicos, enciclopédias, atlas, mapas e reúne coleções referentes a obras europeias produzidas no século XIX, estampas raras, fotografias e desenhos.

Ela ainda possui o maior acervo de música erudita e popular da América Latina, com as primeiras edições de compositores dos séculos XVIII e XIX e obras de grandes nomes da música brasileira.

Parte do acervo da Fundação Biblioteca Nacional pode ser encontrada na internet. Faça uma pesquisa no site da Biblioteca Nacional Digital e no site da Biblioteca Nacional.

Museu Imperial

Petrópolis (RJ)

O arquivo histórico do Museu Imperial reúne cerca de 250 mil registros desde o século XIII até o início do XX, com destaque para documentos do século XIX, um farto material para estudiosos, roteiristas de TV, cineastas, escritores e cenógrafos de escolas de samba. Os principais assuntos relacionados ao país que podem ser encontrados no arquivo, que também conta com um grande conjunto de fotografias.

Museu da República

Rio de Janeiro (RJ)

Materiais sobre o período republicano brasileiro constituem o arquivo histórico do Museu da República. São cerca de 90 mil itens, como documentos manuscritos e impressos, fotografias e mapas, que registram a vida privada e pública de importantes nomes da história. Entre as coleções de destaque estão fotografias que retratam a Guerra de Canudos.

O Museu da República também conta com uma biblioteca e um setor de museologia, responsável pela conservação dos objetos expostos e dos elementos decorativos e arquitetônicos do próprio palácio que abriga o museu. O setor reúne milhares de peças ligadas à República, como mobiliário, medalhas, pinturas, espadas e sabres de presidentes e políticos.

Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Rio de Janeiro (RJ)

O Centro de Documentação e Informação em Arte (Cedoc), da Funarte, reúne mais de 1 milhão de documentos sobre artes plásticas e gráficas, música, fotografia, teatro, dança, circo, ópera, cinema e vídeo, além de materiais que contam a história da própria Funarte. Entre os formatos estão livros, periódicos, textos teatrais, discos, fotografias, roteiros cinematográficos, desenhos de cenários e figurinos, dossiês de personalidades e eventos etc. O Cedoc também possui arquivos e coleções doados por grandes nomes ligados às artes no Brasil.

Cinemateca Brasileira

São Paulo (SP)

Com o maior acervo de imagens em movimento da América Latina, a Cinemateca Brasileira possui cerca de 200 mil rolos de filme, que correspondem a 30 mil títulos produzidos desde 1895. São obras de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários e registros familiares do Brasil e de outros países. A Cinemateca possui em seu acervo a coleção de imagens da TV Tupi, primeira emissora de televisão brasileira, já extinta. Na biblioteca do local estão disponíveis vários documentos impressos sobre cinema. Há também arquivos pessoais de críticos e cineastas brasileiros que fizeram história.

Museu Nacional de Belas Artes

Rio de Janeiro (RJ)

O acervo do Museu Nacional de Belas Artes tem mais de 16 mil peças, entre obras de pintura, escultura, desenho e gravura do Brasil e do exterior, além de arte decorativa, mobiliário, medalhas, moedas, arte popular e arte africana. O museu também conta com uma biblioteca especializada em artes plásticas dos séculos XIX e XX, com obras raras e uma coleção de periódicos, monografias e catálogos de exposições nacionais e internacionais.

Fundação Casa de Rui Barbosa

Rio de Janeiro (RJ)

Arquivos e coleções familiares e pessoais de grandes personalidades da história do Brasil estão no acervo da fundação, assim como cerca de 60 mil documentos produzidos e recebidos entre 1849 e 1923 por Rui Barbosa, que foi ministro, jornalista, advogado e diplomata. A fundação possui um arquivo institucional que conta sua própria história, com fotografias, desenhos arquitetônicos, cartazes, fitas de áudio e também apresenta uma coleção de 8 mil folhetos de cordel e obras sobre o tema. O arquivo da fundação pode ser consultado no site da Fundação Cada de Rui Barbosa.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN)

Rio de Janeiro (RJ)

O Arquivo Noronha Santos, com sede no Rio de Janeiro, guarda e preserva documentos textuais, fotografias, gravuras e desenhos que constituem uma importante ferramenta para o estudo das políticas e das práticas do Estado na preservação do patrimônio cultural do Brasil. O Iphan também possui um banco de dados com a coleção de imagens e fotografias cadastradas no instituto. Esse acervo iconográfico pode ser consultado no site do IPHAN.

Arquivo Histórico do Exército

Rio de Janeiro (RJ)

Documentos manuscritos e impressos, fotografias, gravuras e vídeos que contam a história do Exército brasileiro e suas ações após a independência do país fazem parte desse arquivo. Entre eles estão almanaques de oficiais, revistas, documentos sobre missões de paz e imagens de fortificações militares e quartéis-generais. O arquivo também conta com uma mapoteca, com mapas e plantas de todos os estados do Brasil e alguns países da América do Sul, principalmente do período entre os séculos XVIII e XX.

Arquivo da Marinha

Rio de Janeiro (RJ)

O arquivo da Marinha tem mais de 30 milhões de registros desde o século XVIII até hoje. Inclui coleções como a de edições do “Diário Oficial da União”, fotografias, filmes, vídeos e livros de navios de guerra. No Espaço Cultural da Marinha, o visitante conhece a Galeota D. João VI, embarcação construída em 1808, submarinos e helicópteros. Na biblioteca, o acervo de mais de 60 mil livros, folhetos, periódicos e mapas é especializado nas áreas de história geral do Brasil, história naval e cartografia (mapas).

Museu Aeroespacial

Rio de Janeiro (RJ)

Em suas diversas salas temáticas, o Museu Aeroespacial conta a história da aviação e da Força Aérea no Brasil, com aviões, fotografias, armas usadas em combate aéreo, documentos, medalhas, livros e vídeos, entre outros materiais. Há também salas que mostram o funcionamento do controle do espaço aéreo brasileiro, motores usados na Primeira Guerra Mundial e simuladores de voo usados para treinamento de cadetes.

Casa de Oswaldo Cruz

Rio de Janeiro (RJ)

O maior acervo do Brasil sobre a história das ciências biomédicas e da saúde pública está na Casa de Oswaldo Cruz, que leva o nome do famoso médico sanitarista nascido em 1872. Documentos textuais, iconográficos e audiovisuais desde o século XIX estão disponíveis em fundos institucionais, coleções e arquivos privados. A biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz reúne cerca de 28 mil itens, com material bibliográfico de coleções de cientistas, médicos, pesquisadores e outros profissionais da área da saúde. O acervo da biblioteca pode ser consultado no site Casa de Oswaldo Cruz.

Outros acervos e arquivos históricos

Os arquivos públicos estaduais e do Distrito Federal estão listados aqui. Encontre também museus em todo o Brasil neste site.

Fonte:
Associação Nacional de História



Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s