POLIDIZERES

***     ***

O problema não é olhar para a tevê. Afinal, não há nada lá para ver. O problema é acostumar-se a ser olhado por ela, e não achar isso perigoso.

***     ***

Não tenho chances em Manaus. Minha única chance é ficar em São Paulo”. Frase de Wallace Souza, ex-deputado estadual em dois mandatos pelo Amazonas, falecido dias atrás num hospital paulista. O parlamento amazonense é responsável por fiscalizar o sistema de saúde, e zelar para que os tratamentos necessários sejam oferecidos sem a necessidade de deslocamento.

***     ***

Curtinha sobre o terrorismo que assola o mundo: o único país na história da humanidade que efetivamente utilizou armas nucleares para atacar o homem foi os EUA. Segura, Obama!

***     ***

Se a televisão é um veículo onde predomina o signo indicial (Valeu, Cristian!), que anula a operação neuroepistemológica da análise e do exame, substituindo-a pela da simplicidade da similaridade, então, como é possível que alguém ainda acredite ser possível realizar um debate nela?

***     ***

O candidato a vice fake de José Serra, Índio, é fake porque quer ser mais real que o real. É Índio sem ter entendido que índio é uma produção da semiologia teratogênica do conquistador europeu, que nada tem a ver com os nativos da terra de Tupã. Mas o pior do Índio fake é acreditar que a sua verdade é mais verdade que a dos outros. Acusa Dilma de gaguejar. É que para ele, a linguagem reta é a que estabelece uma ordenação exógena, que se materializa como palavra de ordem. A voz dominante do Papai. Nada de dúvidas, descaminhos, passeios, viagens, gagueiras. Nada daquilo que pode mostrar um caminho ainda não visto, diferente e melhor. Apenas por gaguejar e cogitar uma outra linguagem, Dilma já seria mais necessária que Serra e Índio. Mas o pior, pra eles, e o melhor, para o Brasil, é que ela é muito mais que isso.

***     ***

Assim como se leva a uma fera iracunda e irracional um pedaço de carne, para enganá-la e acalmá-la, também quando se vai ter com um prefeito da direita neoliberal, convém levar uma planilha de custos, pelo mesmo motivo.

***     ***

Principalmente quando não houver mais nenhum indício, nenhuma possibilidade, nenhuma expectativa, é que devemos esperar algo que irá acontecer.

Anúncios

2 Respostas para “POLIDIZERES

  1. a televisão não é icônica, é indicial:O)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s