ESTADOS UNIDOS AMPLIAM SANÇÕES AO IRÃ E VETAM NEGÓCIOS COM 21 EMPRESAS

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os Estados Unidos intensificaram hoje (3) ainda mais as sanções impostas ao Irã como forma de pressão para que o país abra mão do desenvolvimento do programa nuclear. Por orientação do Departamento do Tesouro norte-americano, foi ampliada a série de medidas para conter uma eventual tentativa do governo e de empresas iranianas de burlar as restrições de negociações externas.

As informações são do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos que publicou uma lista restritiva a 21 empresas vinculadas ao Irã. A lista relaciona empresas de seguros, investimentos, mineração e indústrias de engenharia. As sanções norte-americanas proíbem as negociações e o comércio com o governo do Irã e instituições ligadas a ele.

“Como o isolamento internacional, aumenta a crise nos sistemas financeiro e comercial, [o que faz] o governo do Irã prosseguir nos esforços para evitar sanções, incluindo o uso de entidades estatais em todo o mundo”, disse o subsecretário de Terrorismo e Inteligência Financeira do Departamento do Tesouro norte-americano, Stuart Levey.

A lista de 21 empresas, relacionada no site do departamento, menciona 14 companhias nas áreas de mineração e indústrias de engenharia. Também cita quatro bancos – Onerbank Zao, Torgovoy Kapital Zao, Sina Bank e o Banco de Desenvolvimento do Irã. E três empresas do ramo de seguros e investimentos – Companhia de Investimento Estrangeiro, Ific Holding Ag e Tradding Gmbh.

Em 16 de junho, o governo de Barack Obama divulgou um pacote de medidas restritivas ao Irã proibindo as operações bancárias, a circulação de navios de bandeira iraniana e negociações com empresas nos setores de petróleo, gás e energia.

As sanções incluíram também a ampliação da fiscalização das atividades da Guarda Revolucionária Iraniana. O governo norte-americano divulgou nomes de empresas e companhias que atuariam como colaboradores do regime do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Edição: Rivadavia Severo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s