BARACK OBAMA CONFIRMA RETIRADA DE SUAS TROPAS DO IRAQUE, MAS REFORÇA A SUA PRESENÇA MILITAR NO AFEGANISTÃO

Nesta segunda-feira, o presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou o seu compromisso de campanha em retirar as tropas estadunidenses do Iraque. E disse fazer isso até o fim deste mês.

“Pouco depois de assumir o cargo, anunciei a nova estratégia para o Iraque, a transição para responsabilidade total iraquiana e deixei claro que até 31 de agosto, a missão americana no Iraque acabaria”, disse Obama em discurso no Estado da Georgia. E completou dizendo que: “E é exatamente o que estamos fazendo, como prometido e dentro do prazo.”

Obama ainda falou sobre a mudança de compromisso para com o Iraque: “Nosso compromisso com o Iraque está mudando de um esforço militar liderado por nossas tropas para um esforço civil liderado por nossos diplomatas”.

Contudo, enquanto a promessa de retirada das tropas norte-americanas do Iraque parecem se materializar, a presença militar do Estado dos EUA cresce no Afeganistão. 30 mil soldados foram enviados para o Afeganistão engrossando a tensão ali presente.

Se Obama pareceu para muitos uma voz e ação de esperança em suas belas e encantadoras palavras, suas atitudes frente ao governo dos EUA cada vez mais se assemelham com as ações de Bush. Com algumas pequenas diferenças, como o sorriso por exemplo, bem como a continuação da guerra pela política. Ou seria o contrário?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s