AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA PODE RETOMAR NEGOCIAÇÕES ENTRE COMUNIDADE INTERNACIONAL E IRÃ

Segundo a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), o grupo de Viena, composto por EUA, França, Rússia e a própria Aiea,  indicam sinais positivo para retomada  das negociações entre a comunidade internacional e o Irã sobre o programa nuclear deste país.

O governo de Mahmoud Ahmadinejad deseja retomar as negociações com a comunidade internacional em setembro, logo após o término do ramadã (nono mês do calendário muçulmano quando os praticantes da religião ficam em oração, jejum e fazem caridade), bem como desfazer a acusação de que o governo iraniano estaria escondendo a produção de armas atômicas em seu programa nuclear.

Para o chefe da Aiea, Yukiya Amano, ainda com estas suspeitas ele percebe algo positivo no grupo de Viena: “Eu tenho percebido uma reação positiva dos Estados-membros [do Grupo de Viena]. Então, por que não [retomar o diálogo]?”

As tentativas de outubro de 2009 do Grupo de Viena de mediar o envio da maior parte do urânio pouco enriquecido do Irã para fora do país em troca de material (enriquecido) destinado aos reatores nucleares, não deu certo.

Depois, em maio deste ano, o Brasil e a Turquia fizeram vários esforços para que a questão fosse resolvida através do diálogo, mas ainda assim não conseguiram evitar as sanções econômicas contra o Irã impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, os Estados Unidos, o Canadá e a União Europeia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s