POLIDIZERES

ENUNCIAÇÕES MENORES DE UMA POLÍTICA – QUASE SEMPRE – MAIOR

A cidade de São Paulo não irá mais receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. A informação é do blogueiro corintiano Paulinho. No máximo, uma das semifinais. Significa dizer que a FIFA puniu a maior cidade brasileira, e a de maior tradição futebolística, apenas porque o projeto apresentado (a reforma do Morumbi) não agradou aos seus conselheiros. Um aviso para Manaus, que acredita que levará na barriga os jogos da Copa, apenas pelos belos olhos verdes da floresta amazônica.

* * *

É uma situação que compromete também a cidade de São Paulo – uma das maiores do mundo”, diz Paulinho em seu blog. Cheio de enunciações características da direita e do discurso conservador, o jornalista não pode ser chamado de petista ou mesmo de querer prejudicar a candidatura serrista à presidência. Ele apenas enuncia o que apurou: caso se confirme, será um vexame histórico para as sucessivas gestões tucanas na “Locomotiva do Brasil”.

* * *

É nas pequenas obras que a ditadura, a censura e o fascismo se criam. Na cidade de Martins, de 8300 habitantes, não haverá carnaval. Tudo porque a prefeita, Mazé Costa, não por acaso, do DEM-PFL, baixou portaria proibindo o uso das vias públicas e locais abertos para bailes e festas carnavalescas. Folia, só em lugares fechados e sob prévia autorização da prefeitura, com ameaça de multa e prisão para os rebeldes. A razão, paradoxalmente, é teológica: para a prefeita, a sua cidade (dela) deve privilegiar os retiros religiosos. Cabe impeachment na prefeita-obreira: primeiro, por ter baixado portaria municipal que é contrária à lei federal, que considera o carnaval feriado cultural, além de inconstitucional, pois fere o direito de manifestação, de ir e vir, e o direito ao lazer. Igualmente, a justificativa da prefeita demista/pefelista é de cunho religioso, e não se justifica no Estado Laico de Direito. Ainda segundo a prefeita, a proibição é uma resposta a grupos de jovens da cidade que queria que o poder público organizasse uma festa carnavalesca na cidade. Se não houver impeachment, ao menos, se depender dos votos dos mais novos, ano que vem não vai ser igual ao que passou para a beata-prefeita.

* * *

Embora o comunismo tenha com a figura histórica de Jesus algumas aproximações, para além do chamado sistema político, fato que fez Rosa Luxemburgo afirmar que os cristãos primitivos eram comunistas, no entanto, como corpo de saberes, constitui-se como práxis na imanência e rejeita a transcendência patológica da crença no invisível, o que leva a um ateísmo filosófico pautado na razão. Por isso mesmo, é difícil acreditar que a deputada Vanessa Graziottin, do PCdoB do Amazonas, carregue este entendimento ao ir à inauguração do Prosamim com uma camisa com a estampa da imagem de Nossa Senhora da Conceição. Mais fácil ver esse ato ou como evidência de que a comunista não sabe o que é comunismo, ou acredite que o povo não saiba que comunistas cristãos não existem.

* * *

Somente na sociedade do fugaz e do superficial, onde o parecer prevalece sobre o ser, é possivel que um diretor de cinema estadunidense, que faz um filme com uma visão esterotipada e maniqueísta dos conflitos políticos, vira expert em sustentabilidade. Que dizem alguns especialistas, é – também – uma falácia. Elas por elas?

* * *

É irônico que o técnico do Santos – líder do Paulista –, Dorival Júnior, pretenda punir jogadores que fazem o que ele chama de firula em campo na mesma semana em que a FIFA faz marketing de seus filmes oficiais, mostrando por exemplo que, na Copa de 1958, um craque santista dava show, e a platéia européia vibrava, não a cada gol, mas a cada firula genial. Sinal de que o futebol mudou, dirão os atuais experts na área. Ou que morreu.

* * *

A insossa Ivete Sangalo, eterna musa dos cansados e componente do Quarteto do Medo (junto com Ana Maria Braga, Hebe e Regina Duarte), bajulou Dilma no carnaval baiano, colocando seu nome no refrão da música “Dalila”. No mesmo dia, recomendou um energético para José Serra, também em franca campanha pelo nordeste e Rio. Partidários da campanha de Dilma comemoraram, enquanto os serristas consideraram o chiste de Ivete como elogio ao combalido candidato. Da popularidade da empresária baiana, Dilma não precisa. Nem sozinha, nem na Liga das Cansadas, Ivete bate a popularidade de Lula. E esse, só tem afagos para Diliminha…

* * *

O Primeiro Ministro italiano, Silvio Berlusconi, soltou mais uma de suas frases que fazem o deleite da ultraplusdestra mundial: teria dito ao seu colega da Albânia que não deseja mais que a Itália receba barcos cheios de imigrantes ilegais, mas que abre uma exceção para aqueles que levem mulheres bonitas. Infantilidade senil que apenas revela o malogro de uma existência fracassada. O capitalismo de mercado, que não vê cara nem coração, e que precisa do imigrante, seja homem, mulher, feio ou bonito, tem sido condescendente com o bufão italiano. Até quando?

* * *

A exposição do artista espanhol Fernando Bayona, na Universidade de Granada, foi encerrada prematuramente, dizem, por falta de segurança. Intitulada ‘Circus Christi’, a exposição traz imagens que mostram um Cristo modernizado, onde sua mãe, Maria, é prostituta e seu pai, José, é traficante de drogas. Jesus e seus discípulos pregam através de uma banda de rock, Jesus perde a virgindade com Maria Madalena, mas logo se descobre homossexual. Desde 11 de fevereiro, cinco dias, portanto, a exposição só recebeu 38 visitantes. Talvez porque, carregando nos valores que a sociedade do consumo atual renega, ela tenha exposto demais. O verdadeiro Cristo provavelmente ativava nos seus contemporâneos o mesmo tipo de ojeriza que um homossexual, um traficante, uma prostituta.

* * *

A federação italiana de futebol incorporou às regras do jogo o terceiro mandamento: não usarás o nome de Deus em vão. Blasfêmias também não serão permitidas, mas ao contrário da danação eterna, o jogador apenas receberá o cartão vermelho. Diante da nova regra, comentaristas esportivos passaram dias investigando um vídeo com um trecho de uma partida da Juventus, onde o goleiro da seleção, Buffon, teria usado em vão o nome do Altíssimo. Ele nega. Na Itália, chamar palavrão causa eliminação automática do jogador na versão local do Big Brother. São as contradições da Moral num país onde é vergonha blasfemar, e mérito eleger um primeiro-ministro xenófobo e criminoso.

* * *

E o comandante da PM no Amazonas, o pastor da Assembléia de Deus, Dan Câmara, foi advertido mais uma vez pelo MPE. Desta vez, por causa do programa Rede Educativa, que de educativo não tem nada. O programa colocava barracas na rua para “aconselhar” foliões mais afoitos a seguir pelo caminho da retidão (preferencialmente que leve reto até o templo mais próximo da IEADAM). Outras igrejas e denominações religiosas, como o candomblé, curiosamente não foram convidadas para a empreitada. Diante disso, o MPE sugeriu ao pastor que suspendesse o programa. Este, é claro, lamentou não poder fazer uso da corporação militar e trazer mais reforços para a igreja. Mas fica a pergunta: onde estavam os conselheiros da IEADAM quando os irmãos Câmara fraudaram a compra de ambulâncias no esquema dos sanguessugas?

Anúncios

Uma resposta em “POLIDIZERES

  1. Pingback: SÃO PAULO LEVA PUXÃO DE ORELHA DA FIFA POR PROBLEMAS NO PROJETO DA COPA 2014. TE CUIDA, MANAUS… «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s